privacy-policy-pt - Colabora GPA

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

DATA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 19/04/2024.

O COLABORA (“COLABORA”) é uma plataforma do INSTITUTO GPA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, uma organização sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ/ME sob o nº03.003.800/0001-54 (“Instituto”), que tem por objetivo a disponibilização, para os colaboradores do Instituto e das empresas mantenedoras do Instituto (“Colaboradores”), de oportunidades de participação em ações voluntárias (“Atividades”).

Nesta Política de Privacidade (“Política de Privacidade” ou “Política”) você vai encontrar informações sobre como podemos coletar, usar, armazenar e compartilhars os seus Dados Pessoais.

Mas por que o COLABORA trata meus dados pessoais?

O Instituto está comprometido em oferecer sempre as melhores soluções, acreditando no poder de escolha das pessoas como parte do nosso propósito. Quando falamos em dados pessoais, isso envolve não só o respeito e comprometimento com a segurança e privacidade, mas também o nosso compromisso de que esse mesmo poder de escolha se estenda em relação a seus Dados Pessoais.

Quando os Colaboradores acessam a plataforma COLABORA para se cadastrar nela ou nas vagas de voluntariado disponibilizadas, é comum que alguns Dados Pessoais sejam coletados – por exemplo, dados cadastrais como nome completo e e-mail.

Esses são só alguns exemplos que mostram como nossas atividades precisam utilizar Dados Pessoais, de forma legítima e dentro de suas expectativas. Se, após a leitura deste Aviso, você ainda tiver dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio de nossos canais de atendimento indicados neste Aviso.

  1. Quais Dados Pessoais podem ser coletados e para quais finalidades eles podem ser tratados?

A coleta dos seus Dados Pessoais dependerá da interação que você tem com nossas Atividades. Abaixo, explicamos as diversas finalidades para as quais seus Dados Pessoais podem ser tratados no contexto das atividades do COLABORA:

Finalidade

Tipo de Dados Coletados

Funcionamento da plataforma: ativar funcionalidades essenciais, como responsividade da plataforma, entre outras funções.

Dados de navegação: dados coletados por meio de cookies ou device IDs, incluindo IP, data e hora de acesso, localização geográfica, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas.

Dados sobre o dispositivo de acesso: modelo, fabricante, sistema operacional, operadora, tipo de navegador, tipo e velocidade da conexão.

Realização de cadastro na plataforma e junto a ONGs: efetivação de cadastro na plataforma, ativação de conta e inscrições nas vagas de voluntariado que o Colaborador tiver interesse.

Dados cadastrais: Nome completo, RG, CPF e-mail, data de nascimento, gênero, área de trabalho, número de celular e matrícula, endereço.

Envio de comunicações: envio de conteúdos relacionados à abertura ou encerramento de vagas, contato de ONGs parceiras etc.

Dados cadastrais: E-mail

Marketing: Direcionamento de conteúdos e publicidade, nossa e de nossos parceiros, conforme o seu perfil e preferências.

Dados de navegação: dados coletados por meio de cookies ou device IDs, incluindo IP, data e hora de acesso, localização geográfica, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas.

Dados sobre o dispositivo de acesso: modelo, fabricante, sistema operacional, operadora, tipo de navegador, tipo e velocidade da conexão.

  1. Como utilizamos cookies?

Como muitas entidades, usamos cookies para coletar informações que nos ajudem a melhorar sua experiência conosco. Nessa seção, iremos explicar o que são cookies, que tipo de cookies nós usamos, quais as informações que coletamos usando cookies e para quais finalidades essas informações são usadas. 

O que são cookies? Cookies são pequenos arquivos que transferimos para o seu navegador ou dispositivo (como celular ou tablet) que nos permitem reconhecer o seu navegador ou dispositivo e saber como e quando a plataforma é utilizada. Eles podem ser úteis para, por exemplo, adequar o tamanho do site à sua tela, entender melhor as suas preferências e lhe oferecer um serviço mais eficiente. 

Quais cookies utilizamos? Em nossa plataforma podemos utilizar as seguintes categorias de cookies:  

  1. Cookies estritamente necessários. São os cookies necessários para fornecer nossos serviços e para que a plataforma funcione corretamente, garantindo a segurança da navegação, o dimensionamento do conteúdo e o cumprimento de obrigações legais.

  2. Cookies de publicidade. São cookies usados para direcionamento de conteúdos e publicidade conforme o seu perfil e preferências. Eles servem para que você veja anúncios mais relevantes e mais interessantes durante a sua navegação. 

  3. Cookies estatísticos: Fornecem informações sobre seu comportamento de navegação e como a plataforma está sendo usada. Os dados coletados são agregados e nosso objetivo é entender melhor o nosso público, para que possamos oferecer conteúdo, serviços e produtos mais interessantes para quem acessa a plataforma. 

Qual o tempo de armazenamento dos cookies? Os cookies geralmente têm uma data de expiração. Em nossa plataforma, os cookies podem ser: 

  1. Cookies de sessões: esses cookies são excluídos automaticamente quando você fecha o navegador; e  

  1. Cookies persistentes: esses cookies permanecem armazenados em seu dispositivo mesmo quando você encerrar a sua navegação na plataforma. Utilizamos esses tipos de cookies para lembrar suas preferências de navegação. 

Como posso remover ou bloquear os cookies? Se você quiser saber quais cookies estão instalados no seu dispositivo, ou se deseja excluí-los ou restringi-los, você pode utilizar as configurações do seu navegador para isso.

Lembre-se que o uso de cookies nos permite te oferecer uma melhor experiência em nossos produtos e serviços. Se você bloquear cookies ou decidir não permitir o funcionamento de alguns deles, não temos como garantir o correto funcionamento de todas as funcionalidades da plataforma.

  1. Com quem seus Dados Pessoais serão compartilhados?

O Instituto, em alguns casos, opera em parceria com uma série de outras entidades e empresas para oferecer suas Atividades. Dessa forma, podemos compartilhar seus Dados Pessoais com essas entidades e empresas, sempre buscando preservar ao máximo a sua privacidade e, sempre que possível, de forma anonimizada. Aqui descrevemos situações em que podemos compartilhar os Dados Pessoais:

Empresas mantenedoras do Instituto. Podemos compartilhar suas informações com empresas mantenedoras do Instituto. Fazemos isso, por exemplo, para atender aos legítimos interesses do COLABORA, como para permitir que o Colaborador interessado em se voluntariar tenha acesso à plataforma.

Nossos fornecedores e parceiros comerciais. Temos uma série de fornecedores e parceiros que precisamos contratar para operar nossas Atividades, e alguns deles podem tratar Dados Pessoais que coletamos, como por exemplo, as ONGs responsáveis pelas vagas voluntárias. Na medida do possível, sempre buscamos avaliar cuidadosamente nossos fornecedores e parceiros e firmar com eles obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de Dados Pessoais, com o objetivo de minimizar riscos para os titulares.

Autoridades Públicas. Temos que cumprir a lei. Assim, se um juiz ou uma autoridade com competência legal exigir o compartilhamento de certos Dados Pessoais para, por exemplo, uma investigação, vamos compartilhar. Somos contra qualquer abuso de autoridade e, caso o Instituto entenda que determinada ordem é abusiva, vamos sempre defender a privacidade dos titulares.

Além disso, reservamo-nos o direito de compartilhar quaisquer Dados Pessoais que acreditarmos serem necessários para cumprir uma obrigação legal, fazer cumprir ou aplicar nossos termos de uso ou, ainda, proteger os direitos, propriedade ou segurança do Instituto, nossos funcionários e clientes.

  1. Quais são seus direitos como titular de Dados Pessoais?

Os Dados Pessoais são seus, e a lei brasileira garante que você tenha uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar como você pode exercer esses direitos junto ao Instituto.

Direito Explicação
Anonimização, bloqueio ou eliminação Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a possibilidade de tratamento para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que devemos apagar todos os seus Dados Pessoais da nossa base.
Confirmação e acesso Você pode solicitar a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Informação sobre a possibilidade de não consentir Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado.
Informação sobre o compartilhamento Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas com as quais realizamos uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. A depender da situação, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a sua divulgação possa violar propriedade intelectual ou algum segredo de negócio.
Oposição A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a interrupção.
Portabilidade Você pode solicitar o fornecimento de seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole propriedade intelectual ou algum segredo de negócio.
Revogação do consentimento Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado anteriormente à revogação.

Caso queira exercer algum dos seus direitos, é só entrar em contato pelos meios indicados nesse Aviso.

Sempre que o titular exercer seus direitos, o Instituto poderá solicitar algumas informações complementares para fins de comprovação da sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.

Em alguns casos, o Instituto pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou informações confidenciais do Instituto ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de anonimização, bloqueio ou eliminação de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação do Instituto em reter os dados, seja para cumprir obrigações legais e regulatórias ou para possibilitar a defesa de direitos do Instituto ou de terceiros, inclusive em disputas de qualquer natureza.

Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas o Instituto se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.

  1. Por quanto tempo os seus Dados serão armazenados?

O Instituto possui uma política de retenção e descarte de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Os Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras.

Caso você solicite a exclusão dos seus dados e/ou da sua conta, poderemos eventualmente fazer verificações para checar sua real identidade, a fim de garantir que não haja fraudes, e alguns Dados Pessoais poderão ser mantidos por conta de obrigações legais a que o Instituto esteja vinculado.

  1. Como seus Dados Pessoais são protegidos?

Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesse Aviso. E para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos as práticas de segurança adequadas para nosso mercado, com o uso de técnicas de criptografia e outros sistemas de segurança da informação.

Nós nos esforçamos para proteger sua privacidade e seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entrada ou uso não autorizado de terceiros em sua conta, falha de hardware ou software que não estejam sob controle do Instituto e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Você pode nos ajudar adotando boas práticas de segurança em relação a sua conta e aos seus dados (como, por exemplo, não compartilhar sua senha com terceiros), e caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, por favor entre em contato conosco através dos canais indicados neste Aviso de Privacidade

  1. Em caso de dúvidas, com quem você pode falar?

Se você acredita que seus Dados Pessoais foram usados de maneira incompatível com este Aviso de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto titular destes Dados Pessoais, ou, ainda, se você tiver outras dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a este Aviso, entre em contato conosco. Nós temos um encarregado que está à disposição nos seguintes canais de contato:

Encarregado: Baptista Luz Advogados

Endereço para correspondências: Rua Ramos Baptista, 444, 2° andar, bairro Vila Olímpia, São Paulo/SP, Brasil, CEP 04552-020.

Canal de atendimento: dpo@gpabr.com

  1. Mudanças neste Aviso

Como estamos sempre buscando melhorar nossas Atividades, este Aviso de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas.