A Copaíba é uma organização sem fins lucrativos, que atua em São Paulo e Minas Gerais, tendo como missão Conservar e restaurar a Mata Atlântica.
Há mais de duas décadas a Associação Ambientalista Copaíba atua na recuperação de um dos biomas mais diversos do mundo, a Mata Atlântica. Tendo como missão conservá-la e restaurá-la nas bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, bacias hidrográficas de dois estados brasileiros, localizadas a leste do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais.
Um grupo de jovens motivados, que se uniram com o propósito de salvar os principais rios da cidade onde moravam, foi o primeiro passo para o surgimento do Projeto Copaíba, que viria a se tornar a Associação Ambientalista que conhecemos hoje. O sonho foi crescendo e novos colaboradores se juntaram à causa.
Hoje a Copaíba atua em 19 municípios da Serra da Mantiqueira que beneficia direta e indiretamente uma população aproximada de 500 mil habitantes. Considerada uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, a Copaíba participa de projetos e programas integrados de: a) restauração ecológica de áreas degradadas, b) produção de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, c) projetos de educação ambiental e d) apoio em políticas públicas. No Viveiro, a partir de sementes coletadas nos fragmentos florestais da região, são produzidas mais de 400 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica anualmente. Essas mudas abastecem os projetos de restauração ecológica da própria Copaíba e de parceiros. Até hoje o Viveiro Florestal Copaíba produziu mais de 3 milhões de mudas de 160 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, inclusive algumas espécies ameaçadas de extinção. As áreas em processo de restauração ecológica em parceria com mais de 350 proprietários das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, representam hoje mais de 670 hectares com o plantio de mais de 930 mil mudas.
Desde sua fundação, em 1999, a Copaíba já realizou atividades educativas com mais de 40.000 pessoas, de estudantes a proprietários rurais. Atualmente está desenvolvendo o projeto Geração Restauração, como uma resposta a Década da ONU da Restauração de Ecossistemas que tem como foco a formação de educadoras e educadores e ampliação da educomunicação.
Atua no apoio e desenvolvimento de políticas públicas socioambientais nos 19 municípios das bacias atendidas e participa de colegiados e fóruns de discussão com reconhecimento regional, nacional e internacional.
Em 2022 a Mata Atlântica foi anunciada na Conferência de Biodiversidade da ONU, a COP-15, como um dos 10 ecossistemas de referência de restauração do mundo. A indicação foi feita pelo Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e a Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica, que conta com organizações do Em janeiro de 2023, a Copaíba se tornou um dos Atores Oficiais no Brasil, da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). Firmou um novo contrato com seus parceiros financiadores e prevê restaurar 150 hectares de terras entre novembro e março de 2024. Em outubro, recebeu novamente o prêmio como uma das 100 melhores ONGs do Brasil.