BASTAdotar - Colabora GPA
Belo Horizonte, MG

BASTAdotar

A BastAdotar é uma ONG com mais de 20 anos de existência, nascida na UFMG. Hoje temos mais de 100 gatos e 10 cães. Vivemos de doações e trabalho voluntário!

Sobre a associação

As origens da associação BastAdotar remontam a 12 de outubro de 1999. Nessa data, um grupo de pessoas, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH /UFMG, realizou protesto contra a matança de aproximadamente 50 gatos (que foram dopados e exterminados nas câmaras de gás do Centro de Zoonose da Prefeitura de BH). Tudo com a participação ativa da então diretoria da própria FAFICH.

Após o protesto, criou-se o grupo Miau, com a participação de professores, funcionários e alunos, que iniciou um movimento de denúncia de violência contra os animais na UFMG. Dez anos mais tarde, em 2009, foi criado o Grupo de Controle de Zoonose, responsável pelo controle ético da população felina na instituição (através do recolhimento, castração e encaminhamento para adoção). Em dez anos, mais de dois mil animais foram recolhidos e encaminhados para adoção, principalmente através de realização de eventos de adoção.

Deste grupo nasceu a BastAdotar, em 2012. Hoje sua ação extrapola os muros da UFMG, mas permanece comprometida com suas origens, se responsabilizando pela alimentação e acompanhamento dos animais na área do complexo Ciências Humanas – Ciência da Informação e Letras. Participam da BastAdotar profissionais e estudantes que se dedicam às atividades de defesa dos animais, bem como a procura por adotantes: sempre com a preocupação de realizar a chamada “adoção responsável” (o acolhimento de um animal com todos os cuidados com sua saúde e vida afetiva). A BastAdotar não conta com qualquer patrocínio financeiro, público ou privado. Sobrevive do trabalho do trabalho e das contribuição de seus próprios voluntários e da arrecadação obtida através de campanhas, apadrinhamento, rifas e bazares. O equilíbrio financeiro da ONG, sempre precário, muitas vezes é rompido com a oneração e prejuízo da qualidade de vida de alguns de seus membros.

Atualmente somos diretamente responsáveis por aproximadamente 100 gatos e 10 cães, com alguns animais de difícil adoção por serem vítimas de maus tratos ou saúde debilitada, além de animais em cuidados paliativos em que tentamos fornecer um fim de vida cheio de amor!

Apesar do trabalho árduo de anos, a BAST obteve maior visibilidade no último ano devido a um atentado em que 12 dos nossos gatos foram envenenados com chumbinho, sendo que destes dez morreram. Porém, deste atentado saímos mais fortes. Desde então, soma-se à luta da BAST a luta contra a impunidade em crimes de maus-tratos aos animais!

Mesmo com todas as dificuldades e obstáculos, a BastAdotar continua acreditando que uma das principais lutas do século XXI é a luta pela vida e dignidade dos animais – esses seres escravizados pelo ser humano desde tempos imemoriais.