Somos um coletivo que realiza rodas de mediação de leitura em Fortaleza (CE), na biblioteca comunitária Cabinhas Leitores.
O coletivo Cabinhas Leitores promove rodas de mediação de leitura em Fortaleza (CE), através de mediadores qualificados e seleção de livros efetivamente literários.
Realizadores - Rafael Cipriano Torres e Tiaia Tavares.
História - O coletivo Cabinhas Leitores surgiu em julho de 2012 e foi ressignificando sua existência ao longo destes 11 anos. Atualmente possui por base duas premissas: (i) o poder transformador da arte literária no desenvolvimento infantil mais crítico e cidadão; e (ii) a compreensão que a atuação da sociedade civil como um todo possui caráter fundamental.
Atividades e projetos - As atividades que o coletivo Cabinhas Leitores desenvolve consistem primordialmente na realização de rodas de mediação de leitura com obras efetivamente literárias (dotadas de qualidade textual, de ilustração e de design gráfico com caráter artístico) às crianças da cidade de Fortaleza (CE). Complementarmente, realizamos na sequência da roda de mediação de leitura atividades como dinâmica de invenção de histórias, confecção de pulseiras e oficinas de desenho e pintura livres, partidas de xadrez, Uno, Simon etc. Ademais, articulamos visitas das crianças aos espaços culturais, como o Museu da Imagem e do Som, o Museu da Fotografia, a Caixa Cultural, a Pinacoteca do Ceará, a Estação das Artes, o Theatro José de Alencar, a Biblioteca do Estado do Ceará, a Biblioteca Municipal Infantil Herbênia Gurgel, Cidade Mais Infância dentre outros.
Importância do nosso trabalho - Mais do que formar leitores, as rodas de mediação de leitura, promovidas pelo coletivo Cabinhas Leitores, corroboram com o desenvolvimento crítico e cidadão de crianças através da literatura e todas as suas potencialidades estéticas (texto, ilustração e design gráfico) que sensibilizam leitores para o poder da arte e da reflexão sobre sua realidade e outras possíveis. Nesse sentido, nosso trabalho está alinhado ao Decreto Federal nº 11.336/23 > artigo 32: À Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas compete > inciso XIII > alínea 'b': disseminação de informações para o incentivo à formação de leitores autônomos, críticos e reflexivos.
Público atendido - O público atendido pelo coletivo Cabinhas Leitores compreende majoritariamente crianças de 04 a 12 anos que moram em localidades marcadas pela vulnerabilidade social e econômica da cidade de Fortaleza (CE). Nos últimos seis anos (2017-2023) temos atuado nos bairros Barra do Ceará, Centro, Barroso, Granja Lisboa, Meireles, Padre Andrade, Vila União e Varjota. A partir de 2024 concentraremos nossas ações na biblioteca comunitária Cabinhas Leitores no bairro Padre Andrade (Fortaleza-CE).