O Projeto C.E.U (Centro de Escalada Urbana) é uma iniciativa desenvolvida desde 2010 que procura tornar a escalada mais acessível aos jovens das favelas cariocas. Utilizamos a prática esportiva com o intuito de melhorar a qualidade de vida, a autoestima, e o preparo físico dos jovens, mas além disso, o C.E.U. busca através de diferentes atividades articuladas à escalada, sensibilizar seu público alvo em relação à valorização do meio ambiente, à democratização do acesso à cultura e à educação, às práticas coletivas, e à formação cidadã dos adolescentes e jovens do projeto.
Fundado em 2010 no Rio de Janeiro, o Centro de Escalada Urbana (CEU) tem como missão tornar o esporte de escalada e todos seus benefícios mais accessíveis para jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Temos como objetivo usar a escalada como ferramenta de transformação individual e coletiva: promovendo a inclusão social através do esporte, a melhoria da saúde física e mental, o desenvolvimento de habilidades socais e emocionais, a integração com a natureza e um aumento na autoestima e autonomia dos nossos alunos.
Atualmente sediado no Evolução Indoor, o CEU realiza aulas de escalada semanais com seu grupo juvenil composto por jovens de 13 a 19 anos vindo de diversas favelas cariocas. Com essa turma, o projeto vai além, muito além da escalada, implementando uma metodologia de trabalho diferenciado, que foca numa abordagem personalizada, trabalhando em turmas pequenas e fazendo um acompanhamento individualizado de cada aluno ao longo de muitos anos. Assim a gente consegue criar vínculos maiores com nossos alunos e suas famílias, entendendo melhor suas necessidades e criando estratégias de apoio mais abrangentes, eficazes e duradouros.
Também oferecemos toda semana, um treino livre para mulheres adultas moradoras de comunidades carentes do Rio. Com essa turma procuramos promover a escalada para mulheres que não terão acesso normalmente, empoderar nossas participantes através do esporte e ajudar diversificar mais nossa comunidade escaladora.
Para conhecer mais sobre como a escalada está sendo usado para transformar vidas e saber como você pode ajudar, entre em contato com nossas redes sociais no @escaladaurbana