O Luz e Lápis tem como missão promover o acesso à educação de qualidade por meio do desenvolvimento integral na primeira infância.
O Centro Educacional Infantil Luz e Lápis é uma Associação Privada sem fins lucrativos - que atua desde 1987 para proporcionar o acesso à educação de qualidade a crianças de 1 a 5 e 11 meses da região de Santo Amaro - São Paulo/SP.
O Luz e Lápis é um dos programas sociais da Enel Distribuição São Paulo, patrocinadora da organização, e tem como missão promover o acesso à educação de qualidade por meio do desenvolvimento integral na primeira infância. Tem como visão ser referência em Educação Infantil, garantindo os direitos de todas as crianças e seus valores são: ética, respeito, sustentabilidade e transparência. Acredita na força do investimento na primeira infância para contribuir com a redução das desigualdades sociais, por isso desenvolve projetos, atividades e ações com foco nos seguintes eixos de trabalho: Educação, Saúde, Proteção e Inclusão Social.
A organização atende 130 crianças de 1 a 5 anos e 11 meses, em período integral, gratuitamente e com uma proposta pedagógica que busca a promoção e defesa dos direitos e a proteção integral de cada criança. O trabalho desenvolvido está pautado em projeto pedagógico baseado na proposta socioconstrutivista, possibilitando a criança explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, sua capacidade de observar, descobrir, pensar e agir. São oferecidas atividades educacionais que envolvem a cultura, o lazer, a valorização da vida, da família, da natureza e da cultura da paz.
O Luz e Lápis realiza um trabalho de alinhado com os compromissos assumidos pelo Brasil, como signatário da Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. Assim, realiza ações pautadas para contribuir com o alcance das seguintes metas: 1,2,3,4 e 5.
As famílias das crianças atendidas pelo Luz e Lápis têm em média o ensino fundamental e ensino médio incompletos, e renda per capita de até 1 salário-mínimo e meio. Na sua maioria são trabalhadores autônomos, empregadas domésticas, prestadores de serviços ou ainda que estão em busca de colocação no mercado de trabalho. O trabalho com reciclagem também é um grande gerador de renda. Muitas mães atuam como chefes de famílias buscando se desdobrar para melhorar a qualidade de vida de seus familiares.
Em geral, residem na região da Zona Sul em moradias cedidas, invadidas e/ou alugadas. Alguns vieram de outros estados em busca de uma melhor qualidade de vida e fugindo de situações de violências domésticas e sexuais.
As unidades estão localizadas em pontos de fácil acesso ao transporte público da região e recebem também famílias de outros bairros como Jardim Ângela, Parelheiros, Grajaú, Campo Limpo, Capão Redondo, dentre outros, pois as famílias trabalham ou residem no entorno das unidades.