O Iputinga Sociocultural realiza atividades culturais, sociais e educativas, revitalização de espaços e disseminando os elementos da cultura hip-hop.
O Iputinga Sociocultural é um coletivo periférico formado por jovens artistas, estudantes e universitários das comunidades do bairro da Iputinga e adjacências, o coletivo trabalha em prol da melhoria das comunidades através de atividades culturais, sociais e educativas, além da revitalização de espaços públicos, atualmente desenvolve um importante trabalho com a juventude local, disseminando os 4 elementos da cultura hip-hop nas comunidades: breaking, graffiti, DJ e Mc's.
O Iputinga Sociocultural tem se destacado na construção de novos espaços de lazer para crianças e está trabalhando na construção da terceira praça realizada por eles junto com a comunidade local.
O coletivo possui parcerias importantes com outros grupos como o G10 favelas, no qual ajudam com doações anualmente 300 famílias cadastradas no bairro da Iputinga.
O Iputinga Sociocultural vem dando continuídade desde 2020 a atividades que anteriormente eram realizadas por coletivos menores do bairro, atividades que foram potencializadas através da união das pessoas que formavam esses coletivos, fundando o Iputinga Sociocultural.
Atualmente o grupo conta com 28 pessoas em sua maioria artistas que levam atividades de inclusão social e transformação das comuniades através da arte e cultura. Atualmente o coletivo é reconhecido na cidade do Recife como um dos grupos mais importantes que vem disseminando a cultura hip-hop na região, dando apoio e realizando atividades também no centro da cidade e em outros bairros.
O Iputinga Sociocultural já recebeu voto de apláusos na câmara dos vereadores do Recife como coletivo que atua com as juventudes na cidade e como coletivo que atuou durante as cheias de 2022, sendo responsáveis por 50 famílias que ficaram abrigadas na escola casarão do barbalho.
A frente do coletivo, o Engenheiro Wedlon Claudio é o principal responsável, homenageado como ativista de politicas públicas de juventude pela secretaria de juventude da cidade do Recife em 2022 pelas atividades desenvolvidas no coletivo.
O coletivo também se destaca sendo berço para vários artistas, um exemplo disso é o artista Afro´g que hoje é referência na arte graffiti do estado, sendo pioneiro no estilo Afromodernismo.