Movimento Futuro - Colabora GPA
São Paulo, SP

Movimento Futuro

A missão da Associação é desenvolver habilidades socioemocionais e projeto de vida nos indivíduos para construir uma sociedade mais justa.

Sobre a organização

Para cumprir sua missão, existem três principais projetos voltados para professores, crianças, adolescentes e jovens.

O projeto Professores do Futuro é direcionado à formação de professores para que possam acolher os seus estudantes e desenvolver os projetos de vida destes, com a finalidade de conhecerem os seus sonhos, enxergando as oportunidades e construindo caminhos para uma vida com saúde mental e inclusão social. Além disso, há a disponibilização de e-books gratuitos sobre estes temas, por meio de seu site institucional; bem como por formação de professores em escolas, através de parcerias, e virtuais.

A Associação também desenvolveu um jogo educativo, Caminho do Futuro, que é uma tecnologia social aplicada em escolas públicas e privadas no Brasil, com estudantes de 10 a 18 anos, que visa ao desenvolvimento socioemocional e ao projeto de vida destes. O jogo promove de forma lúdica, divertida e em um ano que os estudantes possam refletir sobre o seu autoconhecimento, autoestima, relacionamentos interpessoais e seus sonhos para si e para o mundo.

O outro projeto é o Somando com o Futuro, que trabalha com os jovens que já terminaram ou estão terminando o Ensino Médio para desenvolver com eles habilidades essenciais para continuarem a sua formação ou inserção no mundo do trabalho. Este projeto acontece em parceria com a associação de moradores do território com jovens em situação de alta vulnerabilidade social, através de cursos que visam ao desenvolvimento socioemocional, da comunicação, da formação para mundo do trabalho e desenvolvimento pessoal, para que descubram os seus sonhos e construam um futuro com mais oportunidades para si e suas comunidades. Assim, o objetivo geral do projeto é contribuir para o ingresso de adolescentes e jovens da região periférica de São Bernardo do Campo no mercado de trabalho ou na formação continuada, para, assim, mitigar a geração nem-nem do Brasil e promover a saúde mental dos jovens.