Nesses 106 anos de existência a instituição escreveu uma rica história artística, social e assistencial de caráter único em nosso país.
Oficialmente fundada em 13 de agosto de 1918, no teatro Trianon, por 68 profissionais, o grupo se reuniu pela 1ª vez, para eleger a sua diretoria, em 19 de agosto de 1918, com a presença de 133 artistas, no velho Cine Teatro Pathé. Com homenagem ao ator João Caetano a data oficial da fundação passou a ser dia 24 de agosto de 1918. E a partir daí, a data de aniversário de morte passou a ser comemorado como DIA DO ARTISTA.
Com o passar do tempo e devido a alguns acontecimentos, a Casa dos Artistas se resumiu ao trabalho assistencial do Retiro. Vivendo de doações e campanhas, a “nova instituição” tratou de investir na qualidade de atendimento, visto que, o número de profissionais da área artística aumentava cada vez mais.
Nesses 106 anos de existência a CASA DOS ARTISTAS escreveu uma rica história artística, social e assistencial, tendo permanecido até os dias de hoje como uma instituição de caráter único em nosso país.
São 15 mil metros quadrados, com 50 casas, refeitório, teatro, cinema, biblioteca, piscina e salão de beleza. Poderia ser a descrição de um bairro, mas é a composição do Retiro dos Artistas, localizado no Rio de Janeiro. A instituição atende dezenas de residentes entre atores, cantores, instrumentistas, produtores, figurinistas, maquiadores e outras profissões. em situação de vulnerabilidade e depende totalmente de doações e trabalho voluntário.